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ESTADO DO PIAUÍ



PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL – CEM

Rua: Josino Bartolomeu de Carvalho – Nº 242, Centro

CEP: 64.585 – 000 – Simões – Piauí

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

  
SIMÕES – PI.

2012.
 
“QUEM FAZ COM AMOR, FAZ MELHOR”.
 

ELABORAÇÃO/REVISÃO

 

Direção, professores e Conselho Escolar do Centro de Educação Municipal – CECEM.

 
Data: 02/2012

 
1.     DADOS DA ESCOLA

 

NOME: CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL

 

ENDEREÇO: RUA JOSINO BARTLOMEU DE CARVALHO, Nº 242, CENTRO, AS MARGENS DA BR PI 142.

 

NÍVEL DE ENSINO: ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E II.

 

EQUIPE DIRIGENTE:

Francisco Vanuccy de Carvalho - DIRETOR

Clenilda Lopes dos Santos Ribeiro – COORDENADORA PEDAGÓGICA

Eridan Arcanja de Carvalho e Silva – COORDENADORA PEDAGÓGICA

Veralúcia Lima Nascimento – COORDENADORA PEDAGÓGICA

Maria das Graças Sá e Silva – SECRETÁRIA

Yvi Renata de Carvalho Lima Lopes – AUX. SECRETARIA

Maricélia Gonçalves Arraes Carvalho – AUX. ADMINISTRATIVO

Elieldo Bezerra da Silva – AUX. ADMINISTRATIVO

 
2.     APRESENTAÇÃO

A Proposta Pedagógica constitui importante instrumento que regulamenta atividades curriculares, pedagógica e funcional, dessa forma afirma quem é, por que existe, quais seus objetivos, o que está fazendo para concretizá-los.

O presente documento consiste na proposta pedagógica do Centro de Educação Municipal – CEM.

Nesta direção, professores e conselho escolar explicitam de forma clara a concepção de educação sem distinção de qualquer natureza garantindo a todos o acesso à educação escolar pública, gratuita e de qualidade referenciada pelo social.

 
3.     JUSTIFICATIVA

Atendendo a exigência da Lei 9.394/96 – LDB, o CEM – CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL se propõe a elaborar e revisar periodicamente a Proposta Pedagógica, que consiste na concepção de educação, princípios e valores que expressam uma visão de educação desta Escola.

Cientes da necessidade de explicitar as condições estruturais, a metodologia, a realidade do nosso alunado, o sistema de avaliação, os recursos disponíveis, visando formar um cidadão atuante, capaz de influir na sua própria aprendizagem, tornando-se agente de sua história e da sociedade na qual está inserido.

Para possibilitar que todos aprendam, desenvolvam o gosto pelo estudo e se tornem sujeitos ativos de sua própria aprendizagem, tornando-os agentes de sua história e possibilitando-os atuar de forma crítica, consciente e responsável na sociedade onde estão inseridos. Proporcionando a nossa clientela o acesso ao conhecimento sistematizado, mediante a instauração de um ambiente propício às práticas da convivência democrática.

4.     DADOS SOBRE A ESCOLA

O Centro de Educação Municipal – CEM está situado na Rua Josino Bartolomeu de Carvalho, nº 242, Centro, no município de Simões – PI, à margem da BR 142 (zona de risco), a 450 quilômetros da capital do Estado. Contando em sua estrutura com 16 salas de aula, 01 diretoria, 01 secretaria, 01 sala de professores, 04 banheiros, 01 cozinha, 01 deposito para merenda, 01 pátio coberto, 01 auditório, 01 quadra esportiva sem cobertura, 01 refeitório incompleto, 01 espaço de pesquisa.

A escola atende atualmente a uma clientela de 695 (matricula inicial) alunos, sendo sua estrutura física inadequada em alguns aspectos, como a falta de laboratório de ciência, cobertura de quadra, término do refeitório, banheiros adequados para criança, adequação do espaço em frente à escola para recreação.

Por encontrar-se em um local onde está sendo urbanizado atualmente, o CEM, como é conhecida, sofre constantemente as conseqüências da sua má localização, sofrendo depredações constantemente.

Não dispomos de espaço suficiente, às vezes as crianças brinca correndo para a pista, o que provoca na comunidade escolar reação de preocupação.

A pouca iluminação em torno da escola tem sido um problema, pois possibilita vandalismo, causa a queima de eletrodomésticos, etc, motivo de reclamação constante por parte da clientela e prejuízo para a escola.

Em meio a tantos desafios, nossa escola tem sido procurada pela maior parte da população da zona rural e urbana, tendo conseguido manter o respeito e confiabilidade perante a comunidade.

Nosso alunado encontra-se distribuídos em 29 salas de aula no Ensino Infantil e Fundamental no turno manhã tarde. Oferecemos ainda quando necessário, a progressão nas séries mediante a definição de grau de desenvolvimento e experiência do candidato, permitindo sua inscrição na série ou etapa adequada conforme regulamento e de acordo com a LDB/Lei 5.692/71.

Dispomos de um quadro de professores com 38 profissionais, sendo que estes possuem grau superior completo. Destacamos ainda que todos os professores possuem especialização nas suas respectivas áreas e buscam sempre aperfeiçoarem-se, sendo contemplados com capacitações/oficinas pedagógicas realizadas pela escola/SEMEC. Fazem parte deste quadro de graduação (Superior completo) os professores que compõem a direção/coordenação da escola.

A escola conta ainda com assistência de transportes, que não são adequados para a locomoção de alunos da zona rural para a cidade, especialmente as crianças. Sendo a escola também contemplada através da SEMEC com o PNAE – Programa Nacional de alimentação escolar.

Contamos ainda com o seguinte material permanente da Escola adquirido em 2012:

·        01 geladeira;

·        18 computadores completos;

·        03 estantes grandes de madeira (sala de pesquisa);

·        01 estante pequena de madeira (sala de pesquisa);

·        10 mesas de madeira (sala de pesquisa);

·        06 tamboretes de madeira (sala de pesquisa);

·        O8 cadeiras de madeira (sala de pesquisa);

·        30 cadeiras plásticas;

·        03 armários de aço com 48 divisoras para sala de professores;

·        02 ventiladores grande com pé;

·        02 ventiladores de parede;

·        01 torço médio;

·        01 microscópio com laminas;

·        01 planetário;

·        01 TV LCD 32 polegadas;

·        01 data show;

·        02 micro system;

·        01 telão;

·        01 globo;

·        01 notebook.

Sendo que a maioria deste material foi adquirido através do emprego de recursos do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola (repasse do FNDE) pelo CECEM – Conselho Escolar do Centro de Educação Municipal e PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola.

O material de uso pedagógico (papel, estêncil, giz, cola, fita adesiva, cartolinas, grampos, etc.) também é adquirido pelo Conselho com o emprego destes recursos, sendo completamente pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação do Município quando necessário.

Contamos ainda com os livros didáticos a partir da alfabetização (1º ano do programa PNLD – Programa Nacional do Livro Didático) e 02 kits de DVDs educativos (MEC/FNDE)
 
5.     DADOS SOBRE OS ALUNOS

Nosso alunado é formado por: crianças, jovens e adultos, onde grande parte provem de lares econômicos, social e culturalmente carentes.

Muitos dos pais ou responsáveis são conscientes da importância do valor da educação e vêem nesta escola o veiculo para atingir o sucesso destes como ser social, econômico, humano, moral e intelectualmente capazes de exercer sua cidadania em sua plenitude.

A evasão e a repetência estão presentes também na nossa escola, que vem buscando superá-las através das reflexões e tomadas de ações como encontros e capacitações para professores, reuniões família/escola, aplicação dos recursos do PDE, PDDE e outros, sala de leitura, projetos, etc; no entanto, não há participação efetiva por parte de um número considerável de família, dificultando o processo de aprendizagem dos seus filhos.

A heterogeneidade é uma das características da nossa clientela, que pertencem a diferentes etnias, classes sociais e religiosidade diversificada, bem como, de alguns casos de portadores de necessidades especiais, necessitando de formação especifica dos docentes e de profissionais qualificados para que o trabalho de inclusão seja efetivo, assegurando o que diz a lei 5.692/71.

Caracteriza também a nossa clientela a intensa participação nas atividades comemorativas e o grande amor e alegria que tem pela escola.

Entretanto, temos alguns casos de desrespeito ao próximo, ao ambiente escolar e ao cumprimento do regimento escolar.
 
6.     DADOS SOBRE OS EDUCADORES

A metodologia usada é ativa e dinâmica, o que prejudica muitas vezes é a grande carência de recursos materiais pedagógicos e o ambiente (estrutura física) é desapropriada.

Sendo realizados trabalhos em grupos, aulas expositivas (dialogadas), dramatizadas, gincanas, exposições, projetos, feiras, debates e outras atividades.

A sistemática de avaliação é mensal e somativa, mas no cotidiano escolar as praticas de avaliação são múltiplas, como: observação, participação, trabalho em grupo e individual).

Temos adotado a prática de recuperação bimestral que substituirá a menor ou as menores notas do bimestre sendo complementada por uma recuperação final (10,0) pontos ao termino do ano letivo, devendo o aluno atingir o mínimo de (48,0) pontos para aprovação. Obedecemos a Lei de 09 anos, para as séries do ciclo.

As reuniões pedagógicas acontecem periodicamente para o estudo, planejamento, discussões dos problemas enfrentados como para o levantamento de soluções.

A ausência de laboratório de ciências, quadro em acrílico, alguns materiais pedagógicos para todas as disciplinas especialmente para Arte e Educação Física, números de livros didáticos são insuficientes, pois a maneira que são distribuídos pelo MEC é deficiente não atendendo as nossas necessidades; dificultam o trabalho que queremos desenvolver.

O quadro docente e administrativo tem a preocupação de estar buscando conhecimentos e informação, isto é, comprovado pelo número de professores com especialização em suas áreas.

7.     DADOS SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR

Nosso município está localizado no centro do semiárido nordestino na área da chapada do Araripe, por tanto apresenta características peculiares dessa região em todos os aspectos.

Nosso povo sofre as conseqüências que periodicamente afeta a nossa região, bem como a falta de ação e consciência política em todas as esferas (a indústria da seca), problemas ambientais como desmatamento, queimada, falta d’água, uso irregular do solo, assoreamento dos rios, lixo a céu aberto, falta de arborização rural e urbana.

Muitas famílias são vitimas de desemprego e do analfabetismo, embora muitos projetos tenham sido desenvolvidos para diminuir este quadro e apesar dos benefícios que o governo oferece.

A maioria de nossa gente vive da agricultura e pecuária e contam ainda com a renda dos aposentados e dos funcionários públicos e comércio.

No aspecto industrial possuímos carpinteiros, oficinas mecânicas, fabricas de placas de gesso, casa de farinha, associações de artesanatos, apicultores e caprinocultores, pequenos produtores rurais, produtores de mandioca, e profissionais liberais, contudo a renda produzida não atende a maioria da população que continua carente devido à má distribuição de renda, falta de incentivo e oportunidade.

Não tendo os jovens muitas opções de trabalho se deixam por vezes envolver-se pelas drogas (principalmente álcool), também pela marginalidade, prostituição e violência.

Somos carentes em área de lazer, geralmente as pessoas costuma se divertir com bandas provindas de outros lugares em ocasiões especiais e realização de campeonatos de futebol amador.

As noites do final de semana são bem movimentadas. As famílias, jovens e criança costumam ir às igrejas, às praças, bares e dances, no entanto, os jovens necessitam de maior assistência nas áreas de esporte, lazer e especialização de mão-de-obra.

Nossa cultura é vasta. As crenças, religiosidade, comidas, tipos humanos, caracterizam muito bem o nosso povo.

Adesão da escola ao resgate da cultura regional valorizando através de conscientização popular, acadêmica e proposta para criação de política pública de preserve legalmente o nosso patrimônio histórico, bem como: museu, casa de cultura, biblioteca pública e outros projetos.

Somos pouco assistidos no setor de saúde, dispondo de 01 Hospital, 01 Clínica Médica, 01 Posto de Saúde, 02 Postos PSF (Programa de Saúde Familiar), ACS (Agentes Comunitários de Saúde), Posto da FUNASA e CEO (Centro Odontológico). A comunidade porem ainda há necessidade de especialistas nas diversas áreas da saúde e equipamentos que assegurem essa assistência.

Buscamos vivenciar na escola a realidade do cotidiano de nossa clientela, oportunizando adequar o trabalho pedagógico a partir do contexto histórico social vigente.
 
8.     DADOS SOBRE O PAPEL DE OUTROS PARTICIPANTES NO PROCESSO EDUCATIVO

A escola procura ser ativa, participativa e atrativa, porém sente a falta de sensibilização de algumas famílias e outras instituições no processo educativo, deixando por vezes a maior responsabilidade de educar com a escola.

Cabe aos órgãos administrativos de ensino buscarem recursos e parceria em todos os níveis para que essa integração se concretize. É preciso também, que outras associações e comunidade se sensibilizem para um trabalho de parceria com a escola.

É papel também dos órgãos administrativos criarem condições para que aconteça a integração, a harmonia e a autonomia possibilitando a escola para que possa de fato crescer e funcionar com dignidade.

9.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS, METAS E AÇÕES.
 
1. Assegurar a permanência do aluno na escola.

1.1 Meta

·      Diminuição do percentual de evasão e repetência, reduzindo o máximo possível este número.
1.2. Ações

·      Visitas as famílias e reuniões de conscientização com as famílias (Dia da Família na Escola e reuniões com pais  bimestral,  professores e equipe gestora);

·      Projetos voltados para a família (oficinas);

·      Incentivar a visita dos pais ou responsáveis periodicamente à escola;

·      Realização de atividades atrativas (sala de leitura, vídeos, jogos etc.);

·      Realização de aulas de campo com apoio de outros profissionais;

·      Promover eventos ao final de cada ano para homenagear os alunos do CEM que se     destacaram em eventos escolares e municipais, considerando diversos critérios pré – estabelecidos pela escola;

·      Elevar o desempenho dos alunos do 1º ao 5º ano nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática;

·      Realização de projeto anual específico  para o Ensino Fundamental I e outro para o Ensino Fundamental II;

·      Realizações diferenciadas nas áreas de matemática e língua portuguesa (rodas de leitura, gincana e outros);

·      Reclassificação para alunos com distorção séria/idade, através de realização de avaliação diagnóstica;

·      Criar Conselho de Classe, composto por professores, membros do CECEM e representantes da equipe gestora para tomar decisões pertinentes ao funcionamento da escola quando necessário;

·      Conseguir a assistência de profissionais especializados para atendimento individualizado para alunos e corpo docente.

2. Preparar o indivíduo para o exercício da cidadania.

2.1. Meta

·        Através de reflexão e atividades desenvolvidas na escola.

2.2. Ações

·        Realizações de debates com profissionais de diferentes áreas.

·        Trabalho com temas transversais.

·        Atividades culturais, cívicas, sociais e religiosas.

·        Realização de projetos pedagógicos envolvendo toda a comunidade.

·        Buscar parcerias para oferecer aos alunos estágios para auxiliar técnico em carpintaria, manicure, bordado, cabeleleiro, costura, etc.

·        Realizar palestras sobre profissões, mercado de trabalho para alunos do 9º ano.

·        Combater o bulyng através de ações diversas como campanhas, pesquisas sobre o tema, acompanhamento individual e em família e profissionais especializados.

3. Resgatar os conhecimentos culturais da sociedade em geral, priorizando a nossa cultura.

3.1. Meta

·        Valorizando no cotidiano escolar todas as formas de cultura, primordialmente a nossa.

3.2. Ações

·        Comemorar e desenvolver atividades comemorativas;

·        Realização de oficinas para descobrir e motivar talentos na escola;

·        Desenvolver atividades culturais que envolvam a cultura local junto à comunidade (feiras, palestras, teatro, etc.);

·        Realização de pesquisas e entrevistas, visitas a locais históricos e também projetos voltados para a cultura;

·        Resgatar o espírito cívico através do Hino Nacional, Hino do Estado, Hino da Bandeira, etc;

·        Realização de desfile  cívico anual temático;

4. Priorizar o lazer educativo e dinâmico dentro do ambiente escolar.

4.1. Meta

·          Promovendo atividades recreativas, organizadas pela escola.

4.2. Ações

·        Realizar atividades diferenciadas durante o intervalo;

·        Organização de show de calouros, karaôquê;

·        Realização de campeonatos esportivos;

·        Atividades recreativas previamente organizadas (gincana, festas, etc.)

·        Realização de atividades teatrais.

·        Criação de grupos de danças.

·        Criação de rádio- escola com recursos do PDE.

5. Valorizando a formação religiosa da escola, a fim de proporcionar aos alunos a humanização e o conhecimento de Deus.

5.1. Meta

·        Conscientizando alunos e pais da importância da formação religiosa para a vida de cada um;

·        Destacar a importância da família como fator primordial para a formação do indivíduo.

5.2. Ações

·        Promoção de momentos de espiritualidade envolvendo toda a escola.

·        Realização de momentos para reflexão na sala na 1ª aula uma vez por semana (momento ecumênico);

·        Trabalho de integração da escola com as igrejas existentes na comunidade;

·        Realização de palestras, utilização de textos, vídeos etc, que levem o aluno a perceber a importância da família.

6. Elaborar calendário das atividades que serão desenvolvidas na escola anualmente.

6.1. Metas

·        Possibilidade de maior organização entre a comunidade escolar.

6.2. Ações

·        Elaboração e distribuição do calendário para professores, alunos, pai, vigias, zeladores, pessoal administrativo;

·        Divulgação do site da escola para possibilitar a socialização e relação escola e comunidade;

·        Participação do corpo docente e discente na divulgação.

7. Possibilitar ao professor um acompanhamento mais sistemático nas atividades pedagógicas.

7.1. Meta

·        Através de reuniões periódica, consulta as fichas de notas, diários, etc.

7.2. Ações

·        Promoção de reuniões por áreas afins e níveis de ensino;

·        Conversas com os alunos ou entrevistas;

·        Encontros periódicos com os pais;

·        Avaliação diagnóstica.

8. Elaborar plano anual de trabalho

8.1. Meta

·        Visando definir objetivos, metas e ações para serem contempladas durante o ano letivo.

8.2. Ações.

·        Elaborar com a participação do conselho Escolar, corpo docente e equipe gestora o Plano Anual de Trabalho;

·        Possibilitar o acesso ao Plano Anual a todos os profissionais.

9. Proporcionar melhorias no convívio escolar.

9.1. Meta

·        Buscar humanizar o ambiente escolar obtendo uma convivência harmoniosa onde prevaleça a organização, o respeito, o dialogo, a solidariedade a toda a comunidade escolar.

9.2. Ações

·        Divulgar a toda a comunidade escolar o Regimento Interno, tornando-a assim conhecedora dos seus direitos e deveres;

·        Observar o cumprimento das normas estabelecidas no Regimento desta escola por todos, para promoção da qualidade no funcionamento, convívio e aprendizagem;

·        Documentar ações referentes a decisões, encaminhamentos, alterações ocorrências  outras situações pertinentes;

·        Buscar junto aos órgãos competentes quando necessário, acompanhamento de profissionais especializados para o alunado (Psicólogo, psico-pedagogo e outros);

·        Trabalhar em parceria com outras instituições como Conselho Tutelar, CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Segurança Púbica, UAPI, Igreja escolas e outras. 
10.            APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS

O dinheiro destinado a nossa escola, é proveniente dos recursos do PDE e PDDE repassado pelo FNDE, recursos esses que são aplicados na aquisição de material permanente e manutenção da referida escola, como também na capacitação dos profissionais em educação.

Sendo estes os únicos recursos do qual a escola dispõe, que não são suficientes para suprir as necessidades da escola, divido ao grande numero de alunos e consumo intenso de material escolar.

Acreditamos que não é responsabilidade apenas dos recursos do FNDE, acercar com todas as necessidades, que também é de responsabilidade do poder público municipal.

São prioridades em termos futuros para aquisição pelo conselho – CECEM/PDE: laboratório de biologia, quadro de acrílico, birôs mais adequados, ventiladores, como também a aquisição de alguns materiais de apoio para diversas disciplinas.

11.            A GESTÃO ADMINISTRATIVA

A escola para atender as reais necessidades exigidas hoje, no mundo que vivemos, precisa estar aberta para ouvir todos os membros da comunidade escolar, da comunidade onde está inserida, bem como todos os envolvidos no processo educativo e abrir espaço para que todos participem desse processo.

Optamos pela gestão democrática acreditando que as decisões, os acertos, os fracassos, enfim o sucesso ou insucesso da escola é responsabilidade de todos.
 

12.            FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA QUE QUEREMOS

“Educar para um outro mundo possível é educar para conscientizar.”

(Freire, 1997)

Vivemos numa sociedade dita democrática, mas que vivencia intensa situação de desigualdade social. Mudar essa realidade constitui um grande desafio para a educação, pois acreditamos que nela há enorme potencial transformador.

Acreditamos que a escola é ponte para alcançar o mundo da consciência, da responsabilidade, do conhecimento, da criatividade, da humanização e igualdade que fará a sociedade verdadeiramente democrática com espaço e possibilidade de vida digna para todo cidadão.

Certamente, não está na escola a solução para os problemas do mundo. Entretanto cabe a esta favorecer vínculos entre o aluno e o conhecimento da realidade, garantindo o êxito da aprendizagem de forma a revelar múltiplas possibilidades para torná-lo um cidadão atuante capaz de criar estratégias para si sobressair nas situações críticas do cotidiano.

Entendemos que a aprendizagem não é passiva e que, portanto, a prática pedagógica deve ser ativa, dinâmica e participativa, priorizando o aprender e valorizando o saber e a cultura do aluno e da comunidade que esteja conectada aos novos tempos, novas realidades, inclusive aos avanços tecnológicos, pois é preciso saber educar em um mundo que se transforma.

13.            AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Pretendemos acompanhar a execução desta proposta reunindo o corpo docente da escola, pais, alunos, conselho/CECEM periodicamente ou quando necessário, para que tenham maior participação no processo educativo, avaliativo as ações e definindo novos rumos.
 

ANEXOS

 
 
BIBLIOGRAFIA

·        Constituição da República Federativa do Brasil;

·        Lei de Diretrizes de Base;

·        Parâmetros Curriculares Nacionais;

·        Revista Nova Escola;

·        Livros – Conselho Escolar e Aprendizagem na Escola;

·        Regimento Escolar;

·        Arquivo e documento da Escola.

QUADRO DE FUNCIONARIOS

Francisco Vanuccy de Carvalho - DIRETOR

Clenilda Lopes dos Santos Ribeiro – COORDENADORA PEDAGÓGICA

Eridan Arcanja de Carvalho e Silva – COORDENADORA PEDAGÓGICA

Veralúcia Lima Nascimento – COORDENADORA PEDAGÓGICA

Maria das Graças Sá e Silva – SECRETÁRIA

Yvi Renata de Carvalho Lima Lopes – AUX. SECRETARIA

Maricélia Gonçalves Arraes Carvalho – AUX. ADMINISTRATIVO

Elieldo Bezerra da Silva – AUX. ADMINISTRATIVO


PROFESSORES

Aleksandra Maria de Sousa Sá – Pós – Graduação/Geografia

Ângela Maria de Carvalho – Pós – Graduação/Geografia

Ângela Maria de Araújo Carvalho – Pós – Graduação/História

Arlina Maria da Silva – Pós – Graduação/Biologia

Dulcineia Araújo Carvalho – Pós – Graduação/Biologia/Psicopedagogia

Edileusa Leonor de Lima – Pós – Graduação/Biologia

Gicélia Maria de Carvalho – Pós – Graduação/História

Lidiomar Francisco da Silva – Lic. Plena em Ed. Física

Maria Carmelita de Morais Gomes – Pós – Graduação/Letra

Maria das Graças Carvalho – Pós – Graduação/Geografia/Psicopedagogia

Maria Rose Cléia da Silva – Pós – Graduação/História  

Marineide Lopes Tavares – Lic. Plena em Normal Superior

Maria Glória de Morais – Lic. Plena em Normal Superior

Maria das Graças Silva Carvalho – Pós – Graduação/Letras

Nilvanda Silva de Carvalho – Pós – Graduação/Letras

Norma Luciene de Carvalho Leal – Lic. Plena em Normal Superior

Rosimar da Silva Carvalho – Pós – Graduação/História

Rosalice Maria de Carvalho e Silva – Lic. Plena em Matemática

Raimunda Angelina Felix – Pós – Graduação/Letras

Walkíria de Araújo Costa – Pós – Graduação/Sociologia

Valdenia de Araújo Costa Barbosa – Lic. Plena em Normal Superior

Cledilma Alencar Tertuliano – Pós – Graduação Letras Português e Arte Educação.

Maria Auxiliadora Gomes dos Reis – Pós – Graduação Letras/Português e Arte Ed.

Roseane Conceição Pereira - Pós – Graduação Letras Português e Arte Educação.

Maria Aparecida Gomes dos Reis – Pós – Graduação/Geografia.

 

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Maria de Lourdes Almeida

Maria Aparecida Carvalho Gomes

Maria Célia Gomes

Júlia Francisca dos Santos

Rosineide Maria de Carvalho e Sousa

Francisca Ana Sampaio

Luiza Beta de J. Carvalho

Francisco de Lima Bonfim

Francisco de Assis Veloso

João Hélio de Moraes

Marizete Feitosa Xavier

Francisca de Paula Carvalho Morais

Edvaldina de Jesus Gomes

Maria Genilda de Carvalho Dias

Maria do socorro Oliveira Araújo.