ESTADO DO PIAUÍ
PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL – CEM
Rua: Josino Bartolomeu de Carvalho – Nº 242,
Centro
CEP: 64.585 – 000 – Simões – Piauí
PROPOSTA
PEDAGÓGICA
SIMÕES – PI.
2012.
“QUEM
FAZ COM AMOR, FAZ MELHOR”.
ELABORAÇÃO/REVISÃO
Direção, professores e Conselho Escolar do Centro de Educação Municipal
– CECEM.
Data: 02/2012
1.
DADOS DA ESCOLA
NOME: CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL
ENDEREÇO: RUA JOSINO BARTLOMEU DE CARVALHO, Nº
242, CENTRO, AS MARGENS DA BR PI 142.
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E
II.
EQUIPE DIRIGENTE:
Francisco Vanuccy de Carvalho - DIRETOR
Clenilda Lopes dos Santos Ribeiro – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Eridan Arcanja de Carvalho e Silva – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Veralúcia Lima Nascimento – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Maria das Graças Sá e Silva – SECRETÁRIA
Yvi Renata de Carvalho Lima Lopes – AUX. SECRETARIA
Maricélia Gonçalves Arraes Carvalho – AUX. ADMINISTRATIVO
Elieldo Bezerra da Silva – AUX. ADMINISTRATIVO
2.
APRESENTAÇÃO
A Proposta Pedagógica constitui importante
instrumento que regulamenta atividades curriculares, pedagógica e funcional,
dessa forma afirma quem é, por que existe, quais seus objetivos, o que está
fazendo para concretizá-los.
O presente documento consiste na proposta
pedagógica do Centro de Educação Municipal – CEM.
Nesta direção, professores e conselho
escolar explicitam de forma clara a concepção de educação sem distinção de
qualquer natureza garantindo a todos o acesso à educação escolar pública,
gratuita e de qualidade referenciada pelo social.
3.
JUSTIFICATIVA
Atendendo a exigência da Lei 9.394/96 –
LDB, o CEM – CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL se propõe a elaborar e revisar
periodicamente a Proposta Pedagógica, que consiste na concepção de educação,
princípios e valores que expressam uma visão de educação desta Escola.
Cientes da necessidade de explicitar as
condições estruturais, a metodologia, a realidade do nosso alunado, o sistema
de avaliação, os recursos disponíveis, visando formar um cidadão atuante, capaz
de influir na sua própria aprendizagem, tornando-se agente de sua história e da
sociedade na qual está inserido.
Para possibilitar que todos aprendam,
desenvolvam o gosto pelo estudo e se tornem sujeitos ativos de sua própria
aprendizagem, tornando-os agentes de sua história e possibilitando-os atuar de
forma crítica, consciente e responsável na sociedade onde estão inseridos.
Proporcionando a nossa clientela o acesso ao conhecimento sistematizado,
mediante a instauração de um ambiente propício às práticas da convivência
democrática.
4.
DADOS SOBRE A ESCOLA
O Centro de Educação Municipal – CEM está
situado na Rua Josino Bartolomeu de Carvalho, nº 242, Centro, no município de
Simões – PI, à margem da BR 142 (zona de risco), a 450 quilômetros da capital
do Estado. Contando em sua estrutura com 16 salas de aula, 01 diretoria, 01
secretaria, 01 sala de professores, 04 banheiros, 01 cozinha, 01 deposito para
merenda, 01 pátio coberto, 01 auditório, 01 quadra esportiva sem cobertura, 01
refeitório incompleto, 01 espaço de pesquisa.
A escola atende atualmente a uma clientela
de 695 (matricula inicial) alunos, sendo sua estrutura física inadequada em
alguns aspectos, como a falta de laboratório de ciência, cobertura de quadra,
término do refeitório, banheiros adequados para criança, adequação do espaço em
frente à escola para recreação.
Por encontrar-se em um local onde está
sendo urbanizado atualmente, o CEM, como é conhecida, sofre constantemente as
conseqüências da sua má localização, sofrendo depredações constantemente.
Não dispomos de espaço suficiente, às
vezes as crianças brinca correndo para a pista, o que provoca na comunidade
escolar reação de preocupação.
A pouca iluminação em torno da escola tem
sido um problema, pois possibilita vandalismo, causa a queima de
eletrodomésticos, etc, motivo de reclamação constante por parte da clientela e
prejuízo para a escola.
Em meio a tantos desafios, nossa escola
tem sido procurada pela maior parte da população da zona rural e urbana, tendo
conseguido manter o respeito e confiabilidade perante a comunidade.
Nosso alunado encontra-se distribuídos em
29 salas de aula no Ensino Infantil e Fundamental no turno manhã tarde.
Oferecemos ainda quando necessário, a progressão nas séries mediante a
definição de grau de desenvolvimento e experiência do candidato, permitindo sua
inscrição na série ou etapa adequada conforme regulamento e de acordo com a
LDB/Lei 5.692/71.
Dispomos de um quadro de professores com
38 profissionais, sendo que estes possuem grau superior completo. Destacamos
ainda que todos os professores possuem especialização nas suas respectivas
áreas e buscam sempre aperfeiçoarem-se, sendo contemplados com
capacitações/oficinas pedagógicas realizadas pela escola/SEMEC. Fazem parte
deste quadro de graduação (Superior completo) os professores que compõem a
direção/coordenação da escola.
A escola conta ainda com assistência de
transportes, que não são adequados para a locomoção de alunos da zona rural
para a cidade, especialmente as crianças. Sendo a escola também contemplada
através da SEMEC com o PNAE – Programa Nacional de alimentação escolar.
Contamos ainda com o seguinte material
permanente da Escola adquirido em 2012:
·
01
geladeira;
·
18
computadores completos;
·
03
estantes grandes de madeira (sala de pesquisa);
·
01
estante pequena de madeira (sala de pesquisa);
·
10
mesas de madeira (sala de pesquisa);
·
06
tamboretes de madeira (sala de pesquisa);
·
O8
cadeiras de madeira (sala de pesquisa);
·
30
cadeiras plásticas;
·
03
armários de aço com 48 divisoras para sala de professores;
·
02
ventiladores grande com pé;
·
02
ventiladores de parede;
·
01
torço médio;
·
01
microscópio com laminas;
·
01
planetário;
·
01 TV
LCD 32 polegadas;
·
01
data show;
·
02
micro system;
·
01
telão;
·
01
globo;
·
01
notebook.
Sendo que a maioria deste material foi
adquirido através do emprego de recursos do PDDE – Programa Dinheiro Direto na
Escola (repasse do FNDE) pelo CECEM – Conselho Escolar do Centro de Educação
Municipal e PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola.
O material de uso pedagógico (papel,
estêncil, giz, cola, fita adesiva, cartolinas, grampos, etc.) também é
adquirido pelo Conselho com o emprego destes recursos, sendo completamente pela
Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação do Município quando
necessário.
Contamos ainda com os livros didáticos a
partir da alfabetização (1º ano do programa PNLD – Programa Nacional do Livro
Didático) e 02 kits de DVDs educativos (MEC/FNDE)
5.
DADOS SOBRE OS ALUNOS
Nosso alunado é formado por: crianças,
jovens e adultos, onde grande parte provem de lares econômicos, social e
culturalmente carentes.
Muitos dos pais ou responsáveis são
conscientes da importância do valor da educação e vêem nesta escola o veiculo
para atingir o sucesso destes como ser social, econômico, humano, moral e
intelectualmente capazes de exercer sua cidadania em sua plenitude.
A evasão e a repetência estão presentes
também na nossa escola, que vem buscando superá-las através das reflexões e
tomadas de ações como encontros e capacitações para professores, reuniões
família/escola, aplicação dos recursos do PDE, PDDE e outros, sala de leitura,
projetos, etc; no entanto, não há participação efetiva por parte de um número
considerável de família, dificultando o processo de aprendizagem dos seus
filhos.
A heterogeneidade é uma das
características da nossa clientela, que pertencem a diferentes etnias, classes
sociais e religiosidade diversificada, bem como, de alguns casos de portadores
de necessidades especiais, necessitando de formação especifica dos docentes e
de profissionais qualificados para que o trabalho de inclusão seja efetivo,
assegurando o que diz a lei 5.692/71.
Caracteriza também a nossa clientela a
intensa participação nas atividades comemorativas e o grande amor e alegria que
tem pela escola.
Entretanto, temos alguns casos de
desrespeito ao próximo, ao ambiente escolar e ao cumprimento do regimento
escolar.
6.
DADOS SOBRE OS EDUCADORES
A metodologia usada é ativa e dinâmica, o
que prejudica muitas vezes é a grande carência de recursos materiais
pedagógicos e o ambiente (estrutura física) é desapropriada.
Sendo realizados trabalhos em grupos,
aulas expositivas (dialogadas), dramatizadas, gincanas, exposições, projetos,
feiras, debates e outras atividades.
A sistemática de avaliação é mensal e
somativa, mas no cotidiano escolar as praticas de avaliação são múltiplas,
como: observação, participação, trabalho em grupo e individual).
Temos adotado a prática de recuperação
bimestral que substituirá a menor ou as menores notas do bimestre sendo
complementada por uma recuperação final (10,0) pontos ao termino do ano letivo,
devendo o aluno atingir o mínimo de (48,0) pontos para aprovação. Obedecemos a
Lei de 09 anos, para as séries do ciclo.
As reuniões pedagógicas acontecem
periodicamente para o estudo, planejamento, discussões dos problemas
enfrentados como para o levantamento de soluções.
A ausência de laboratório de ciências,
quadro em acrílico, alguns materiais pedagógicos para todas as disciplinas
especialmente para Arte e Educação Física, números de livros didáticos são
insuficientes, pois a maneira que são distribuídos pelo MEC é deficiente não
atendendo as nossas necessidades; dificultam o trabalho que queremos
desenvolver.
O quadro docente e administrativo tem a
preocupação de estar buscando conhecimentos e informação, isto é, comprovado
pelo número de professores com especialização em suas áreas.
7.
DADOS SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR
Nosso município está localizado no centro
do semiárido nordestino na área da chapada do Araripe, por tanto apresenta
características peculiares dessa região em todos os aspectos.
Nosso povo sofre as conseqüências que
periodicamente afeta a nossa região, bem como a falta de ação e consciência
política em todas as esferas (a indústria da seca), problemas ambientais como
desmatamento, queimada, falta d’água, uso irregular do solo, assoreamento dos
rios, lixo a céu aberto, falta de arborização rural e urbana.
Muitas famílias são vitimas de desemprego
e do analfabetismo, embora muitos projetos tenham sido desenvolvidos para
diminuir este quadro e apesar dos benefícios que o governo oferece.
A maioria de nossa gente vive da
agricultura e pecuária e contam ainda com a renda dos aposentados e dos
funcionários públicos e comércio.
No aspecto industrial possuímos
carpinteiros, oficinas mecânicas, fabricas de placas de gesso, casa de farinha,
associações de artesanatos, apicultores e caprinocultores, pequenos produtores
rurais, produtores de mandioca, e profissionais liberais, contudo a renda
produzida não atende a maioria da população que continua carente devido à má
distribuição de renda, falta de incentivo e oportunidade.
Não tendo os jovens muitas opções de
trabalho se deixam por vezes envolver-se pelas drogas (principalmente álcool), também
pela marginalidade, prostituição e violência.
Somos carentes em área de lazer,
geralmente as pessoas costuma se divertir com bandas provindas de outros
lugares em ocasiões especiais e realização de campeonatos de futebol amador.
As noites do final de semana são bem
movimentadas. As famílias, jovens e criança costumam ir às igrejas, às praças,
bares e dances, no entanto, os jovens necessitam de maior assistência nas áreas
de esporte, lazer e especialização de mão-de-obra.
Nossa cultura é vasta. As crenças,
religiosidade, comidas, tipos humanos, caracterizam muito bem o nosso povo.
Adesão da escola ao resgate da cultura
regional valorizando através de conscientização popular, acadêmica e proposta
para criação de política pública de preserve legalmente o nosso patrimônio
histórico, bem como: museu, casa de cultura, biblioteca pública e outros
projetos.
Somos pouco assistidos no setor de saúde,
dispondo de 01 Hospital, 01 Clínica Médica, 01 Posto de Saúde, 02 Postos PSF
(Programa de Saúde Familiar), ACS (Agentes Comunitários de Saúde), Posto da
FUNASA e CEO (Centro Odontológico). A comunidade porem ainda há necessidade de
especialistas nas diversas áreas da saúde e equipamentos que assegurem essa
assistência.
Buscamos vivenciar na escola a realidade
do cotidiano de nossa clientela, oportunizando adequar o trabalho pedagógico a
partir do contexto histórico social vigente.
8.
DADOS SOBRE O PAPEL DE OUTROS
PARTICIPANTES NO PROCESSO EDUCATIVO
A escola procura ser ativa, participativa
e atrativa, porém sente a falta de sensibilização de algumas famílias e outras
instituições no processo educativo, deixando por vezes a maior responsabilidade
de educar com a escola.
Cabe aos órgãos administrativos de ensino
buscarem recursos e parceria em todos os níveis para que essa integração se
concretize. É preciso também, que outras associações e comunidade se
sensibilizem para um trabalho de parceria com a escola.
É papel também dos órgãos administrativos
criarem condições para que aconteça a integração, a harmonia e a autonomia
possibilitando a escola para que possa de fato crescer e funcionar com
dignidade.
9. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS, METAS E AÇÕES.
1. Assegurar
a permanência do aluno na escola.
1.1 Meta
·
Diminuição do percentual de evasão e repetência, reduzindo o
máximo possível este número.
1.2. Ações
·
Visitas
as famílias e reuniões de conscientização com as famílias (Dia da Família na
Escola e reuniões com pais
bimestral, professores e equipe
gestora);
·
Projetos
voltados para a família (oficinas);
·
Incentivar
a visita dos pais ou responsáveis periodicamente à escola;
·
Realização
de atividades atrativas (sala de leitura, vídeos, jogos etc.);
·
Realização
de aulas de campo com apoio de outros profissionais;
·
Promover
eventos ao final de cada ano para homenagear os alunos do CEM que se destacaram em eventos escolares e
municipais, considerando diversos critérios pré – estabelecidos pela escola;
·
Elevar
o desempenho dos alunos do 1º ao 5º ano nas disciplinas Língua Portuguesa e
Matemática;
·
Realização
de projeto anual específico para o
Ensino Fundamental I e outro para o Ensino Fundamental II;
·
Realizações
diferenciadas nas áreas de matemática e língua portuguesa (rodas de leitura,
gincana e outros);
·
Reclassificação
para alunos com distorção séria/idade, através de realização de avaliação
diagnóstica;
·
Criar
Conselho de Classe, composto por professores, membros do CECEM e representantes
da equipe gestora para tomar decisões pertinentes ao funcionamento da escola
quando necessário;
·
Conseguir
a assistência de profissionais especializados para atendimento individualizado
para alunos e corpo docente.
2. Preparar o indivíduo para
o exercício da cidadania.
2.1. Meta
·
Através
de reflexão e atividades desenvolvidas na escola.
2.2. Ações
·
Realizações
de debates com profissionais de diferentes áreas.
·
Trabalho
com temas transversais.
·
Atividades
culturais, cívicas, sociais e religiosas.
·
Realização
de projetos pedagógicos envolvendo toda a comunidade.
·
Buscar
parcerias para oferecer aos alunos estágios para auxiliar técnico em
carpintaria, manicure, bordado, cabeleleiro, costura, etc.
·
Realizar
palestras sobre profissões, mercado de trabalho para alunos do 9º ano.
·
Combater
o bulyng através de ações diversas como campanhas, pesquisas sobre o tema,
acompanhamento individual e em família e profissionais especializados.
3. Resgatar os conhecimentos
culturais da sociedade em geral, priorizando a nossa cultura.
3.1. Meta
·
Valorizando
no cotidiano escolar todas as formas de cultura, primordialmente a nossa.
3.2. Ações
·
Comemorar
e desenvolver atividades comemorativas;
·
Realização
de oficinas para descobrir e motivar talentos na escola;
·
Desenvolver
atividades culturais que envolvam a cultura local junto à comunidade (feiras,
palestras, teatro, etc.);
·
Realização
de pesquisas e entrevistas, visitas a locais históricos e também projetos
voltados para a cultura;
·
Resgatar
o espírito cívico através do Hino Nacional, Hino do Estado, Hino da Bandeira,
etc;
·
Realização
de desfile cívico anual temático;
4. Priorizar o lazer
educativo e dinâmico dentro do ambiente escolar.
4.1. Meta
·
Promovendo
atividades recreativas, organizadas pela escola.
4.2. Ações
·
Realizar
atividades diferenciadas durante o intervalo;
·
Organização
de show de calouros, karaôquê;
·
Realização
de campeonatos esportivos;
·
Atividades
recreativas previamente organizadas (gincana, festas, etc.)
·
Realização
de atividades teatrais.
·
Criação
de grupos de danças.
·
Criação
de rádio- escola com recursos do PDE.
5. Valorizando a formação
religiosa da escola, a fim de proporcionar aos alunos a humanização e o
conhecimento de Deus.
5.1. Meta
·
Conscientizando
alunos e pais da importância da formação religiosa para a vida de cada um;
·
Destacar
a importância da família como fator primordial para a formação do indivíduo.
5.2. Ações
·
Promoção
de momentos de espiritualidade envolvendo toda a escola.
·
Realização
de momentos para reflexão na sala na 1ª aula uma vez por semana (momento
ecumênico);
·
Trabalho
de integração da escola com as igrejas existentes na comunidade;
·
Realização
de palestras, utilização de textos, vídeos etc, que levem o aluno a perceber a
importância da família.
6. Elaborar calendário das
atividades que serão desenvolvidas na escola anualmente.
6.1. Metas
·
Possibilidade
de maior organização entre a comunidade escolar.
6.2. Ações
·
Elaboração
e distribuição do calendário para professores, alunos, pai, vigias, zeladores,
pessoal administrativo;
·
Divulgação
do site da escola para possibilitar a socialização e relação escola e
comunidade;
·
Participação
do corpo docente e discente na divulgação.
7. Possibilitar ao professor
um acompanhamento mais sistemático nas atividades pedagógicas.
7.1. Meta
·
Através
de reuniões periódica, consulta as fichas de notas, diários, etc.
7.2. Ações
·
Promoção
de reuniões por áreas afins e níveis de ensino;
·
Conversas
com os alunos ou entrevistas;
·
Encontros
periódicos com os pais;
·
Avaliação
diagnóstica.
8. Elaborar plano anual de
trabalho
8.1. Meta
·
Visando
definir objetivos, metas e ações para serem contempladas durante o ano letivo.
8.2. Ações.
·
Elaborar
com a participação do conselho Escolar, corpo docente e equipe gestora o Plano
Anual de Trabalho;
·
Possibilitar
o acesso ao Plano Anual a todos os profissionais.
9. Proporcionar melhorias no
convívio escolar.
9.1. Meta
·
Buscar
humanizar o ambiente escolar obtendo uma convivência harmoniosa onde prevaleça
a organização, o respeito, o dialogo, a solidariedade a toda a comunidade
escolar.
9.2. Ações
·
Divulgar
a toda a comunidade escolar o Regimento Interno, tornando-a assim conhecedora
dos seus direitos e deveres;
·
Observar
o cumprimento das normas estabelecidas no Regimento desta escola por todos,
para promoção da qualidade no funcionamento, convívio e aprendizagem;
·
Documentar
ações referentes a decisões, encaminhamentos, alterações ocorrências outras situações pertinentes;
·
Buscar
junto aos órgãos competentes quando necessário, acompanhamento de profissionais
especializados para o alunado (Psicólogo, psico-pedagogo e outros);
·
Trabalhar
em parceria com outras instituições como Conselho Tutelar, CRAS, Secretaria
Municipal de Saúde, Secretaria de Segurança Púbica, UAPI, Igreja escolas e
outras.
10.
APLICAÇÃO
DE RECURSOS FINANCEIROS
O dinheiro destinado a nossa escola, é
proveniente dos recursos do PDE e PDDE repassado pelo FNDE, recursos esses que
são aplicados na aquisição de material permanente e manutenção da referida
escola, como também na capacitação dos profissionais em educação.
Sendo estes os únicos recursos do qual a
escola dispõe, que não são suficientes para suprir as necessidades da escola,
divido ao grande numero de alunos e consumo intenso de material escolar.
Acreditamos que não é responsabilidade
apenas dos recursos do FNDE, acercar com todas as necessidades, que também é de
responsabilidade do poder público municipal.
São prioridades em termos futuros para
aquisição pelo conselho – CECEM/PDE: laboratório de biologia, quadro de acrílico,
birôs mais adequados, ventiladores, como também a aquisição de alguns materiais
de apoio para diversas disciplinas.
11.
A
GESTÃO ADMINISTRATIVA
A escola para atender as reais
necessidades exigidas hoje, no mundo que vivemos, precisa estar aberta para
ouvir todos os membros da comunidade escolar, da comunidade onde está inserida,
bem como todos os envolvidos no processo educativo e abrir espaço para que
todos participem desse processo.
Optamos pela gestão democrática acreditando
que as decisões, os acertos, os fracassos, enfim o sucesso ou insucesso da
escola é responsabilidade de todos.
12.
FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA QUE
QUEREMOS
“Educar
para um outro mundo possível é educar para conscientizar.”
(Freire, 1997)
Vivemos numa sociedade dita democrática,
mas que vivencia intensa situação de desigualdade social. Mudar essa realidade
constitui um grande desafio para a educação, pois acreditamos que nela há
enorme potencial transformador.
Acreditamos que a escola é ponte para
alcançar o mundo da consciência, da responsabilidade, do conhecimento, da
criatividade, da humanização e igualdade que fará a sociedade verdadeiramente
democrática com espaço e possibilidade de vida digna para todo cidadão.
Certamente, não está na escola a solução
para os problemas do mundo. Entretanto cabe a esta favorecer vínculos entre o
aluno e o conhecimento da realidade, garantindo o êxito da aprendizagem de
forma a revelar múltiplas possibilidades para torná-lo um cidadão atuante capaz
de criar estratégias para si sobressair nas situações críticas do cotidiano.
Entendemos que a aprendizagem não é
passiva e que, portanto, a prática pedagógica deve ser ativa, dinâmica e
participativa, priorizando o aprender e valorizando o saber e a cultura do
aluno e da comunidade que esteja conectada aos novos tempos, novas realidades,
inclusive aos avanços tecnológicos, pois é preciso saber educar em um mundo que
se transforma.
13.
AVALIAÇÃO
DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Pretendemos acompanhar a execução desta
proposta reunindo o corpo docente da escola, pais, alunos, conselho/CECEM
periodicamente ou quando necessário, para que tenham maior participação no
processo educativo, avaliativo as ações e definindo novos rumos.
ANEXOS
BIBLIOGRAFIA
·
Constituição
da República Federativa do Brasil;
·
Lei
de Diretrizes de Base;
·
Parâmetros
Curriculares Nacionais;
·
Revista
Nova Escola;
·
Livros
– Conselho Escolar e Aprendizagem na Escola;
·
Regimento
Escolar;
·
Arquivo
e documento da Escola.
QUADRO DE FUNCIONARIOS
Francisco Vanuccy de Carvalho - DIRETOR
Clenilda Lopes dos Santos Ribeiro – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Eridan Arcanja de Carvalho e Silva – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Veralúcia Lima Nascimento – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Maria das Graças Sá e Silva – SECRETÁRIA
Yvi Renata de Carvalho Lima Lopes – AUX. SECRETARIA
Maricélia Gonçalves Arraes Carvalho – AUX. ADMINISTRATIVO
Elieldo Bezerra da Silva – AUX. ADMINISTRATIVO
PROFESSORES
Aleksandra Maria de Sousa Sá – Pós – Graduação/Geografia
Ângela Maria de Carvalho – Pós – Graduação/Geografia
Ângela Maria de Araújo Carvalho – Pós – Graduação/História
Arlina Maria da Silva – Pós – Graduação/Biologia
Dulcineia Araújo Carvalho – Pós –
Graduação/Biologia/Psicopedagogia
Edileusa Leonor de Lima – Pós – Graduação/Biologia
Gicélia Maria de Carvalho – Pós – Graduação/História
Lidiomar Francisco da Silva – Lic. Plena em Ed. Física
Maria Carmelita de Morais Gomes – Pós – Graduação/Letra
Maria das Graças Carvalho – Pós –
Graduação/Geografia/Psicopedagogia
Maria Rose Cléia da Silva – Pós – Graduação/História
Marineide Lopes Tavares – Lic. Plena em Normal Superior
Maria Glória de Morais – Lic. Plena em Normal Superior
Maria das Graças Silva Carvalho – Pós – Graduação/Letras
Nilvanda Silva de Carvalho – Pós – Graduação/Letras
Norma Luciene de Carvalho Leal – Lic. Plena em Normal Superior
Rosimar da Silva Carvalho – Pós – Graduação/História
Rosalice Maria de Carvalho e Silva – Lic. Plena em Matemática
Raimunda Angelina Felix – Pós – Graduação/Letras
Walkíria de Araújo Costa – Pós – Graduação/Sociologia
Valdenia de Araújo Costa Barbosa – Lic. Plena em Normal Superior
Cledilma Alencar Tertuliano – Pós – Graduação Letras Português e
Arte Educação.
Maria Auxiliadora Gomes dos Reis – Pós – Graduação
Letras/Português e Arte Ed.
Roseane Conceição Pereira - Pós – Graduação Letras Português e
Arte Educação.
Maria Aparecida Gomes dos Reis – Pós – Graduação/Geografia.
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Maria de Lourdes Almeida
Maria Aparecida Carvalho Gomes
Maria Célia Gomes
Júlia Francisca dos Santos
Rosineide Maria de Carvalho e Sousa
Francisca Ana Sampaio
Luiza Beta de J. Carvalho
Francisco de Lima Bonfim
Francisco de Assis Veloso
João Hélio de Moraes
Marizete Feitosa Xavier
Francisca de Paula Carvalho Morais
Edvaldina de Jesus Gomes
Maria Genilda de Carvalho Dias
Maria do socorro Oliveira Araújo.